Páginas

quinta-feira, 20 de junho de 2013



ZAMBRA!

Que dança é esta?

Existem muitas confusões relacionados a esta palavra, até como ela foi criada, para entendermos melhor será necessário viajarmos um pouco na história, somente alguns séculos!
Ano 711 D.C. inicio da invasão moura na Penísula Ibérica, que três anos depois já dominava a maior parte do território da península Ibérica, para terminar definitivamente apenas em 1492.

Então estamos falando de praticamente de 8 séculos de ocupação, mas quem, afinal, eram os mouros?
Tratava-se de um povo africano que vivia onde ficam hoje o Marrocos e a parte ocidental da Argélia, quando chegaram a Penísula Ibérica, a cor da pele chamou a atenção da população local e a palavra Samra em árabe significa moreno, assim eram chamados os mouros pela população, Samaras, Samaros, Zamaros, zambros e finalmente conclui-se que devido a pronuncia estrangeira: zambra!
E assim foram chamadas as danças e músicas mouriscas, sua musicalidade era percussiva e alegre tornando-se mais melódica nas apresentações realizadas em palácios.
Já em Andaluzia a dança moura apresentada em palácios foi nomeada pelos nobres árabes como Raks al Andaluz , que se tornou um estilo diferenciado e totalmente palaciano com movimentos mais sinuosos.
Com o passar dos anos pode dizer que a Zambra foi se dividindo entre vários estilos, a dançada entre os povoados era mais percussiva e alegre, como a musicalidade folclórica esta seria a dança originária, já nos palácios a musicalidade era mais requintada e melódica.

Nos dias de hoje a Zambra representa a mescla da dança do ventre, com o flamenco e influências ciganas!


QUER SABER MAIS?
Dia 25 de junho as 20:30 h nos encontaremos na Shangrilá, vamos realizar uma viajem no tempo e vivenciar tudo isso!

Aguardo vocês!

Ali Khalih.



NÃO PERCAM!

Vagas limitadas!

Faça sua inscrição agora pela loja virtual:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário